Rotas Brasília

Desenvolvemos sete rotas temáticas para celebrar o aniversário de 60 anos de Brasília.

Principais conhecimentos aplicados:

Projeto

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal desenvolveu sete rotas temáticas para celebrar o aniversário de 60 anos de Brasília. O objetivo era permitir que os visitantes e moradores da cidade pudessem explorar seus atrativos turísticos sem sair de casa, devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus. O projeto incluiu a instalação de totem de informações em pontos estratégicos da cidade, cada um falando sobre uma das rotas turísticas.

Objetivo

O objetivo dos guias temáticos era consolidar Brasília como um destino turístico nacional e internacional, mesmo durante a pandemia, e oferecer uma experiência imersiva e interativa aos usuários por meio do tour virtual. Além disso, a iniciativa buscou promover o desenvolvimento rural, tema escolhido para o Dia Mundial do Turismo de 2020.

Desafios

Um dos principais desafios foi desenvolver uma solução que permitisse que os usuários explorassem os atrativos turísticos de Brasília sem sair de casa, oferecendo uma experiência imersiva e interativa. Além disso, a pandemia limitou a circulação de pessoas pela cidade, o que exigiu a criação de uma solução que fosse acessível a todos, independentemente de sua localização geográfica.

Solução

A solução desenvolvida foi a criação de rotas temáticas virtuais com guias impressos disponíveis em pontos de atendimento ao turista, que permitiam que os usuários fizessem um tour virtual pelos atrativos turísticos da cidade. Os totem de informações com QR Code direcionavam os usuários para uma página de captura, onde podiam se cadastrar e receber um e-guia em PDF e um link para acessar o tour virtual daquela rota. O e-guia incluía sete roteiros diferentes de turismo, cada um com um tema específico, como Rota Náutica, Rota da Paz e Rota Arquitetônica.

Pesquisa de usuários:

A equipe de UX fez pesquisas com usuários reais para entender suas necessidades, desejos e expectativas em relação às rotas temáticas virtuais e ao e-guia. Isso ajudou a equipe a criar uma experiência que atendesse às necessidades dos usuários e os mantivesse engajados.

Testes de usabilidade

A equipe de UX realizou testes de usabilidade para garantir que o site e o e-guia fossem fáceis de usar e intuitivos para o público-alvo. Eles identificaram áreas de melhoria e fizeram ajustes antes do lançamento final.

Monitoramento e análise

Após o lançamento, a equipe de UX monitorou a interação dos usuários com o site e o e-guia para identificar possíveis problemas ou pontos de melhoria. Com base nos dados, foram realizadas ajustes para garantir uma experiência ainda melhor para os usuários.

Integração de tecnologia

A equipe de UX trabalhou em estreita colaboração com a equipe de desenvolvimento para integrar a tecnologia necessária para os QR Codes nos tootens, página de captura, tour virtual e e-guia. A equipe de UX também testou e validou a integração antes do lançamento.

Resultados

A iniciativa foi um sucesso, alcançando um grande número de usuários interessados em explorar os atrativos turísticos de Brasília. Quase 10.000 pessoas se cadastraram para receber os e-guias em PDF e fazer o tour virtual, e os guias impressos foram disponibilizados nos Centros de Atendimento ao Turista. A iniciativa ajudou a consolidar Brasília como um destino turístico nacional e internacional, mesmo durante a pandemia, e contribuiu para promover o desenvolvimento rural, tema escolhido para o Dia Mundial do Turismo de 2020.1