Engajar os colaboradores da Caixa Econômica Federal em atividades interativas que incentivem a qualidade de vida e o trabalho em equipe.
Para “O Tesouro Sou Eu”, desenvolvemos uma campanha digital com foco no engajamento contínuo. Utilizando Facebook Ads e LinkedIn Ads, direcionamos anúncios segmentados para todos os colaboradores, destacando os benefícios de participar da gincana. Através de Google Ads, promovemos a plataforma de atividades físicas, gerando tráfego qualificado e aumentando a participação. O uso de Google Analytics nos ajudou a acompanhar o desempenho dos anúncios e ajustar as campanhas para maximizar a adesão dos colaboradores. Por meio de RD Station, automatizamos comunicações que mantinham os participantes motivados ao longo
Resultados: A campanha gerou grande engajamento, com milhares de colaboradores da Caixa em todas as regiões do Brasil participando ativamente, incentivando tanto a prática de exercícios quanto o consumo de conteúdos educativos.
O processo de desenvolvimento do projeto “O Tesouro Sou Eu” foi dividido em diversas etapas, começando pelo Discovery, passando pelo Design e finalizando com o Desenvolvimento do produto.
Na etapa de Discovery, a equipe se reuniu com representantes da Caixa para entender as necessidades e objetivos do projeto. Foram realizadas entrevistas com colaboradores da empresa para entender melhor suas rotinas, desafios e o que poderia motivá-los a participar de uma ação de gamificação. Além disso, foram estudados casos semelhantes e referências de jogos, plataformas e mecânicas de gamificação.
A partir dessas informações, a equipe começou a fase de Design, em que foram definidos a estratégia, a mecânica e as dinâmicas de jogo. Foi criado um mapa com desafios semanais e bônus, além de uma competição entre as unidades da empresa. Para motivar ainda mais a participação, foi incluída a produção de vídeos com dicas sobre qualidade de vida para cada resposta correta.
O design da plataforma web gamificada foi desenvolvido com foco na usabilidade e na experiência do usuário. Foram criados wireframes e protótipos para testes de navegação e funcionalidades. As cores e elementos visuais foram escolhidos para refletir o tema do jogo e a identidade visual da Caixa.
Com o design definido, a equipe passou para a fase de Desenvolvimento. Foi realizada a programação da plataforma, integração com banco de dados e implementação das funcionalidades. Também foi feito um trabalho de testes de usabilidade e correção de bugs.
Ao final de todo o processo, o projeto “O Tesouro Sou Eu” foi lançado com grande sucesso, alcançando quase 35.000 colaboradores ativos na plataforma em apenas 4 meses. O uso da gamificação, aliado a uma estratégia bem pensada de competição e recompensas, motivou os colaboradores da Caixa a participarem ativamente da ação e a melhorarem sua qualidade de vida. Com isso chegamos aos seguintes resultados: