A tecnologia responsive é uma abordagem de desenvolvimento web que cria alterações dinâmicas no aspeto de um website. Quando temos um website responsivo, independentemente das dimensões do ecrã do utilizador, marca ou tipo de dispositivo, o conteúdo adapta-se de forma a proporcionar uma ótima experiência de navegação.

Em todo o mundo, cada vez mais pessoas acedem à internet através dos seus dispositivos móveis. Por isso, nos dias que contam, ter um website responsivo é essencial. Desta forma, a sua marca estará mais próxima dos seus clientes, gera-se mais tráfego e, como é de esperar, mais resultados.

O gráfico abaixo mostra-nos que no espaço de cinco anos – entre 2015 e 2020 – o tráfego mobile passou de 31% para 51%. Neste momento, mais de metade de todo o tráfego web é feito a partir de dispositivos móveis.

Fonte: https://www.smartinsights.com/mobile-marketing/mobile-marketing-analytics/mobile-marketing-statistics/

Todos os websites que desenvolvemos na LOBA obedecem aos critérios essenciais para que sejam responsive. Algumas das tarefas que fazemos nesse processo incluem o ajuste das dimensões de imagens, tamanhos de textos, espaçamento e reorganização do conteúdo, de forma a que, para uma determinada largura de ecrã, o espaço disponível possa ser aproveitado da melhor forma. Assim, o utilizador final irá ver os blocos de conteúdo reorganizados de maneira a facilitar a leitura e os textos e botões maiores para facilitar a interação.

As 6 principais vantagens de ter um website responsivo

  1. Atrair uma audiência mais vasta

Um design responsivo adapta-se a qualquer tipo de ecrã e dispositivo, criando uma melhor experiência de cliente e aumentando, assim, a audiência dos seus produtos ou serviços.

  1. Torna-se mais fácil analisar a sua audiência e fazer alterações no website

Se não existisse design responsivo, o cliente teria que ter dois websites distintos – um para mobile e outro para desktop – o que significa que também teria que ter mais que uma conta de Google Analytics para analisar o tráfego do seu website. Mais uma vez, se tiver um website distinto para cada plataforma, quando fizer alterações num, terá que fazer no outro. Se tiver um website responsivo, as alterações feitas no site vão refletir-se de imediato nos diferentes dispositivos.

  1. Melhora os seus resultados de SEO

A otimização de resultados de pesquisa no Google é uma das melhores formas de levar tráfego ao seu website. Ter um website responsivo e pensado para ser acedido sem problemas tanto no smartphone como no portátil influencia positivamente a posição do seu website nos motores de busca.

  1. Maior consistência na marca e design

Pode criar um website distinto para desktop e outro para mobile, mas terá certamente mais dificuldades em manter a consistência no seu aspeto. Já um website responsivo assegura que o design se mantém inalterado em todos os dispositivos.

  1. Menores taxas de bounce rate

Um website lento e difícil de navegar pode fazer com que um potencial cliente desista e procure outro concorrente. Já um website responsivo será rápido a carregar, terá uma boa navegação e call-to-actions apelativos, o que reduzirá a probabilidade de o utilizador abandonar o website (bounce rate).

  1. Maiores taxas de conversão

A fórmula é simples: um website responsivo tem melhor navegação, que, por sua vez, leva a uma melhor experiência do utilizador, aumentando a audiência do seu site e, naturalmente, as suas vendas (taxa de conversão).

Ainda não tem um website responsivo? Pode estar a perder grandes oportunidades! Na LOBA, criar websites responsive é uma das nossas estratégias para proporcionar excelentes Experiências de Cliente aos Clientes dos nossos Clientes.